Caminhada de seis dias na Inglaterra que oferece vistas, história e um pedaço da vida rural

Ffinalmente, um sinal que eu não poderia ignorar ou interpretar mal.

Estava escrito “Mam Tor via Odin Mine”. À medida que seguíamos a linha da seta na placa, lá estava ela, a popular Mam Tor (Mother Hill), ao longe, assomando acima do Hope Valley e convidando centenas de caminhantes a subir até o topo nesta montanha quente e ventosa. dia de primavera.

“Parece um bando de formigas andando em fila no topo”, disse minha irmã, Lauren, apontando para as figuras distantes movendo-se em fila ao longo da cordilheira que se estende a leste de Mam Tor. Em breve, nos juntaríamos à procissão.

No caminho até Mam Tor no Peak District

Este foi o terceiro dia de nossa caminhada de seis dias pelo Parque Nacional Peak District, na Inglaterra. De alguma forma, apesar dos meus protestos, fui nomeado líder. Minha esposa (Susan), minha irmã e seu marido (Bob) seguiram minhas instruções, começando a caminhada em Buxton, depois para Tideswell (13 milhas) e Castleton (11 milhas), perto da base de Mam Tor.

Várias cidades do distrito são bons pontos de partida para caminhadas de vários dias no Peak District e ficam a apenas duas ou três horas de trem de Londres. A estação ferroviária mais próxima de Castleton é Hope, a apenas alguns quilômetros de distância.

O distrito é conhecido por paisagens pitorescas, cordilheiras calcárias e águas minerais (entre os que frequentaram os spas termais de Buxton ao longo dos séculos estava Mary Queen of Scots). Foi o primeiro parque nacional da Inglaterra, criado em 1951, e é um destino popular para caminhadas e camping para os residentes do Reino Unido. Fora da Inglaterra, não é tão conhecido como os caminhos costeiros da Cornualha ou Cotswold Way. Isso é uma vergonha.

Os caminhantes caminham ao longo do Great Ridge no Parque Nacional Peak District

No caminho para Castleton, atravessamos campos repletos de ovelhas e cercados por muros de calcário. Navegamos pelas margens lamacentas e pelos degraus do sinuoso rio Wye e subimos e descemos uma sucessão de colinas. Nós nos desviamos três ou quatro vezes, ajudados a voltar ao caminho reto e estreito por fazendeiros prestativos, companheiros de caminhada e um pouco de sorte.

Ao nos aproximarmos de Castleton, caminhamos cuidadosamente pela Cave Dale, um desfiladeiro cheio de rochas e pedregulhos criado há milhares de anos pelo derretimento de geleiras. Chegamos à pequena vila e descobrimos que ainda faltava mais ou menos um quilômetro para chegar à Fazenda Dunscar, uma fazenda de ovelhas em funcionamento e nossa pousada pelas próximas duas noites.

Enquanto eu silenciosamente (OK, não tão silenciosamente) murmurava sobre o quilômetro extra após o longo dia de caminhada, a singularidade da fazenda e a gentileza de nossos anfitriões (comemos ovos frescos da fazenda no café da manhã e eles lavaram muita roupa para nós ) mais do que compensou as etapas extras.

A placa no início da caminhada para Mam Tor

Na manhã seguinte, enquanto saíamos em busca de Mam Tor, havia uma placa – “Mam Tor via Odin Mine” – a apenas cem metros da Fazenda Dunscar. Não há nada melhor e mais reconfortante do que uma placa que aponta para um destino que você pode ver.

Mam Tor tem 517 metros de altura (1.696 pés), não o pico mais alto do distrito, mas um dos mais populares (Kinder Scout tem 636 metros, ou 2.097 pés de altura). Há muita geologia, vistas deslumbrantes e história aqui.

Ferramentas de pedra foram encontradas nas cavernas que datam do período Paleolítico (500.000–8.000 aC). E há mais de 3.000 anos, um dos “fortes pré-históricos mais espetaculares da Grã-Bretanha superava Mam Tor”, de acordo com o museu no escritório de informações turísticas de Castleton.

A história é maravilhosa, mas estávamos aqui pelas vistas e lá fomos nós, passando pela Mina Odin – onde eles extraíram chumbo do século 13 ao 19 – até o início da Estrada Quebrada.

Mam Tor é chamada de Colina Mãe porque deslizamentos de terra frequentes (ou deslizamentos de terra, como são chamados aqui) causados ​​por camadas instáveis ​​de xisto resultaram na formação de uma série de colinas “bebês” menores abaixo dela. Todos esses arrepios e tremores causaram estragos na estrada A625, no lado leste da colina, e levaram a um segundo apelido: Montanha Tremida.

Durante anos, engenheiros e trabalhadores rodoviários britânicos consertaram a convulsionada estrada rural, finalmente desistindo e fechando-a ao tráfego de veículos em 1979.

“Parece lava escorrendo colina abaixo”, disse Bob enquanto passávamos por trechos de concreto quebrado, alguns com mais de sessenta centímetros de espessura.

O topo de Mam Tor

A Estrada Quebrada termina no início dos degraus de pedra e laje que levam ao topo de Mam Tor. Várias asas delta decolavam nas proximidades, subindo e pousando em um estacionamento.

Os degraus eram íngremes, mas não era uma caminhada especialmente difícil, e as vistas se estendiam ainda mais à medida que subíamos. Uma pequena pirâmide de pedra no topo marca o pico, e um fluxo constante de caminhantes de todas as idades, muitos com cães, tiravam selfies e fotos lá. Algumas pessoas fizeram piquenique, outras voltaram por onde vieram.

Seguimos na direção oposta, para o leste ao longo do Great Ridge até Hollins Cross, o ponto mais baixo do cume, e depois subimos, subimos, subindo os degraus rochosos em direção a Lose Hill, a cerca de 3 quilômetros de Mam Tor e quase na mesma altura. As vistas do Vale Edale à esquerda e do Vale Hope à direita estão entre as melhores de toda a Grã-Bretanha. Não estou disposto a contestar isso.

Grandes aves de rapina dão um espetáculo, pairando ao nível dos olhos e depois mergulhando ao longo da crista em busca de comida. Mais tarde, olhando um pôster de aves de rapina locais na Fazenda Dunscar, decidimos que eram pipas vermelhas.

Depois de Lose Hill, o caminho ao longo do cume termina, e era hora de descer e voltar para Castleton.

Avistamos os restos do Castelo de Peveril à distância. É uma das fortalezas normandas mais antigas da Grã-Bretanha; a torre de menagem foi construída por Henrique II em 1176.

Mantivemos o castelo à vista enquanto caminhávamos a última milha até Castleton. Logo abaixo das ruínas fica o The George, nosso pub preferido e o lugar perfeito para passar a noite discutindo a espetacular caminhada de 11 quilômetros do dia.

Consulte Mais informação: Eu visito o Peak District pelo menos uma vez por mês – veja como fazer isso sem carro