Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e consulte nossa Política de Privacidade. Clique aqui para ver

Arquiteto do sucesso da Fox escolhe um novo alvo: Fox

Rupert Murdoch nunca teve um aliado mais leal em Washington do que Preston Padden.

Quando Murdoch construiu sua Rede de transmissão da Fox no início dos anos 1990, Padden atuou como seu principal lobista e apresentador das estações afiliadas da Fox. Como executivo, Padden ajudou a garantir as renúncias regulatórias que permitiram à Fox se tornar um concorrente de pleno direito da ABC, CBS e NBC. Ele também foi fundamental para salvar a própria rede, afastando um esforço dos democratas para tirar Murdoch do controle das maiores estações da Fox.

Essas vitórias ajudaram a construir a Fox e preparar o terreno para a próxima startup de Murdoch: a Canal Fox News.

Muito depois de ele deixar a Fox em 1997, Padden e Murdoch continuaram amigos, e trocados regularmente mensagens de e-mail

“Sempre admirei a visão e a coragem de Rupert”, disse Padden em entrevista, descrevendo o magnata de 92 anos como uma “figura paterna”.

Assim, o último projeto de Padden vem carregado de ironia: ele espera persuadir os reguladores federais a retirar as licenças da Fox Corp. para administrar suas estações de TV – aquelas que ele ajudou Murdoch a salvar há quase 30 anos.

No mês passado, Padden, agora com 74 anos e aposentado, juntou-se a um grupo sem fins lucrativos chamado the Projeto Mídia e Democracia (MAD) para instar a Comissão Federal de Comunicações a negar à Fox a renovação de sua licença para operar uma de suas maiores estações, a WTXF na Filadélfia, conhecida como Fox 29. Padden e MAD argumentam que a Fox não possui o “caráter” exigido pela FCC para ser. titular da licença, devido à desinformação pós-eleitoral difundida por outra entidade da empresa: a Fox News.

“A Fox minou nossa democracia e radicalizou um segmento de nossa população ao apresentar narrativas deliberadamente falsas sobre a legitimidade da eleição de 2020”, escreveu Padden em declaração de apoio à petição do MAD, que acusa Fox de “deturpação deliberada e consciente das notícias”.

Padden também veio a público, escrevendo comentários anti-Fox para o Daily Beast, uma publicação de propriedade de uma empresa fundada e dirigida por Barry Diller, co-fundador da rede de transmissão Fox. “É hora de a FCC examinar mais de perto as licenças de Rupert Murdoch?” perguntou o título em um dos pilares de Padden em junho.

Fox Corp. chamou a petição do MAD de “frívola” e “totalmente sem mérito”, em uma declaração no mês passado. Ele disse que a petição da MAD “pede à FCC que anule a Primeira Emenda e o precedente de longa data da FCC” vinculando a licença da estação à condução de uma rede a cabo. Uma porta-voz da empresa se recusou a comentar mais ao The Washington Post sobre a petição e sobre Padden.

Padden não tem nenhum problema específico com o próprio WTXF; foi simplesmente a primeira estação da Fox a ser renovada desde que a Fox News resolveu um processo de difamação com a Dominion Voting Systems em abril. Padden acredita que o comportamento da rede a cabo após a eleição de 2020 foi tão flagrante que o governo deveria pelo menos realizar audiências públicas sobre a renovação da Fox 29 e considerar sanções contra sua controladora.

A Fox News reforçou as alegações de Donald Trump sugerindo repetida e infundadamente que a Dominion, uma empresa de máquinas de votação, conspirou para impedir a reeleição de Trump. As declarações levaram a Dominion a processar a Fox por difamação. A Fox pagou à Dominion $ 787,5 milhões para resolver o processo depois que o juiz do caso decidiu que era “CLARO COMO CRISTAL” que as declarações no ar feitas na Fox sobre Dominion e a eleição de 2020 eram falsas.

O próprio Padden teve uma participação especial no julgamento do Dominion. Uma de suas trocas de e-mail com Murdoch – que foi incluída em documentos divulgados pelo Dominion antes do julgamento – indicou que Murdoch estava ciente de que Fox estava espalhando mentiras sobre a eleição, mas que pouco fez para intervir.

Em 5 de janeiro de 2021, por exemplo, Padden instou Murdoch a dirigir os apresentadores mais populares da Fox – Tucker Carlson, Sean Hannity e Laura Ingraham – para dizer aos telespectadores que Trump havia perdido a eleição. De acordo com os documentos judiciais, Murdoch discutiu a ideia com a executiva-chefe da Fox News, Suzanne Scott. Mas Scott respondeu que a Fox precisava ter cuidado ao relatar tais fatos, para evitar “incomodar” seus telespectadores. Nenhuma declaração no ar foi emitida. No dia seguinte, os apoiadores de Trump invadiram o Capitólio dos Estados Unidos na tentativa de interromper a certificação dos votos eleitorais.

Padden, que cresceu em Washington, DC, é um republicano vitalício que passou a maior parte de sua carreira empregado por grandes empresas de mídia, incluindo Murdoch. Ele se formou na faculdade e na faculdade de direito trabalhando como telefonista na WTTG-TV de Washington, então propriedade do bilionário John Kluge’s Metromedia Corp. Mais tarde, Kluge vendeu a estação e outras seis para Murdoch, que formou a Fox.

Padden chefiava uma associação comercial de estações de televisão independentes quando Murdoch o convocou para chefiar o escritório da Fox em Washington. Mais tarde, ele dirigiu os esforços de defesa da Walt Disney Co., então se aposentou em 2011 em Boulder, Colorado, para que ele e sua esposa pudessem ficar perto de seus filhos e netos.

Padden disse ele não guarda rancor de Murdoch, mas diz que Fox causou “sérios danos” ao país e deve ser responsabilizado.

“Nunca na história da FCC eles se depararam com um candidato que apresentou repetidamente notícias falsas de um juiz”, disse Padden. “Se [the FCC’s] padrão de personagem significa qualquer coisa, significa que você não pode ser culpado de apresentar notícias falsas.”

Há um elemento pessoal na defesa de Padden. Um membro próximo da família e amigo de longa data da família, disse ele, sucumbiu “Foxista”, que é uma abreviação de críticos para uma visão de mundo distorcida supostamente alimentada pelas distorções da web. Padden se recusou a identificar os indivíduos.

Além de apoiar a MAD, uma organização sem fins lucrativos que reivindica 4.000 membros, os aliados de Padden incluem o comentarista político Bill Kristol e Ervin S. Duggan, ex-comissário da FCC e presidente da PBS. Kristol e Duggan também apresentaram declarações em apoio a um processo da FCC contra a Fox.

Kristol, em entrevista, disse que a Fox deveria pagar um “preço cívico” por seu comportamento pós-eleitoral ao enfrentar uma audiência pública. Após as revelações de Dominion, Kristol disse, “a FCC não pode agir como se nada tivesse acontecido.” (Kristol tem seus próprios laços com o mundo de Murdoch: ele foi anteriormente empregado da Fox News como analista, e uma revista de comentários que ele fundou, a Weekly Standard, foi financiada por Murdoch.)

É raro, no entanto, que a FCC exija uma audiência para um licenciado, muito menos revogar uma licença, disse Andrew Jay Schwartzman, um veterano advogado de comunicações. Isso é ainda mais raramente, disse ele, a FCC retira uma licença com base em questões de “caráter”.

“A resposta curta é que quase nunca acontece”, Schwartzman disse “É um processo torturante.” Schwartzman entrou com uma petição contra uma das licenças da estação de televisão da Fox em Nova York em 2007, alegando que ela não cumpriu o compromisso de fornecer programação aos telespectadores no norte de Nova Jersey. A Fox finalmente venceu – após 10 anos de registros regulatórios e apelações judiciais.

Como veterano de Washington, Padden sabe que a política não está a seu favor. Os republicanos controlam a Câmara e, portanto, controlam o orçamento da FCC, dando força aos aliados de Fox. Tanto Murdoch quanto a Fox News têm um poderoso defensor público: o senador Ted Cruz (R-Tex.), o republicano mais graduado. na Comissão de Comércio do Senado. cruzar tuitou no mês passado que é “inconstitucional, antiamericano e simplesmente louco” que a FCC realize audiências sobre a licença da Fox 29 porque a Fox News supostamente transmitiu “desinformação eleitoral”.

Enquanto isso, Padden se pergunta sobre sua longa amizade com Murdoch. Durante o auge da pandemia, eles eram correspondentes frequentes, trocando e-mails de zombaria. Certa vez, Murdoch incentivou seu ex-tenente a usar uma máscara e ser vacinado, disse Padden. Ele também enviou a Padden uma caixa de vinho de seu vinhedo no sul da Califórnia.

Mas isso foi então. Desde que começou sua oposição pública à Fox, Padden diz que não teve notícias de seu ex-chefe.

uma explicação

Uma versão anterior deste artigo não era ampla o suficiente em sua atribuição de declarações falsas sobre a Fox. Esta versão foi atualizada.